Organize suas finanças em 7 passos de forma muito simples. Veja as dicas descritas neste artigo.
1 – Faça uma avaliação Financeira
Quando falamos em organizar as finanças, podemos dizer que a maioria das pessoas nem sempre param para pensar nisso. Uma pesquisa feita pelo SPC Serasa, aponta que 46% das pessoas não fazem isso. Você pode pensar que se trata de uma tarefa fácil, mas a questão é fazer disso um hábito.
Perguntas simples pode te ajudar como, onde está sendo gasto o seu dinheiro. Fazer um controle pessoal em uma planilha pode facilitar, e auxilia em organizar as contas.
2 – Regularize suas Dividas
Procure todas as informações sobre cada uma das suas dívidas: para quem você deve (banco, financeiras, lojas, amigos, familiares, etc.), prazo e valor total da dívida, incluindo juros, multas e outras taxas.
Além disso, é preciso descobrir quais são as condições de pagamento de cada uma. Só assim você vai conseguir ver se as parcelas realmente cabem no seu bolso.
3 – Adiantar o Décimo Terceiro salário pense bem antes de Fazer
Especialmente quando o fim do ano se aproxima, vem com ele o tão esperado décimo terceiro salário. Cuidado, pois a grana extra pode acabar logo se você não se planejar e se não tiver a devida organização financeira pessoal.
Inclusive, caso você tenha pendências financeiras, ele pode ser uma boa opção para quitar suas dívidas mais rapidamente ou pelo menos renegociar o que for possível.
4 – Corte Gastos
Veja se existem gastos desnecessários, ou os que podem ser reduzidos. Ao observar que as contas não estão fechando, isto é um alerta, e a hora de economizar.
5 – Reserva de Emergência ajuda
Uma reserva de emergência antes de mais nada é saber o quanto é necessário, na média de seis a doze meses de custo de vida pode ser o ideal.
6 – Dedique-se a educação financeira
Comece a estudar sobre assuntos que reforce e o ajude a ter mais disciplina. O conhecimento muda as pessoas.
Além disso, hoje é possível encontrar uma grande variedade de cursos, inclusive com certificado. Para quem deseja iniciar os estudos ou se aprofundar em assuntos relacionados à educação financeira, como investimentos, contabilidade, gestão, controle financeiro pessoal, entre outros.
7 – Guarde Dinheiro
Quando pagamos uma conta, um boleto ou fazemos algum gasto, com o nosso dinheiro, estamos remunerando outras pessoas, transferindo recursos à outras pessoas. Devemos antes de mais nada pensar em nós mesmos, isso quer dizer que, ao poupar dinheiro estamos remunerando de certa forma nós mesmos e isso é muito bom.
A gente sabe que não está fácil de fazer sobrar dinheiro no fim do mês e é por isso que estamos aqui para te lembrar que você pode começar com pouco, porque o importante mesmo é manter o foco.
Para te incentivar, você pode encontrar desafios para começar a guardar dinheiro. Mas quando sentimo-nos desafiados, há mais chances de completarmos a tarefa!