Entender se é melhor alugar ou comprar uma casa depende de vários fatores, como situação financeira, necessidades pessoais, cenário econômico, planos futuros entre outros. Aqui estão algumas considerações a ter em mente ao decidir entre comprar ou alugar uma casa.
Situação financeira
Comprar ou alugar uma casa deve-se partir do pressuposto que a situação financeira de uma pessoa consiste em ativos (A) e passivos (P).
Ativos são recursos econômicos tangível ou intangível que uma pessoa ou empresa possui e que pode ser utilizado para gerar benefícios econômicos futuros. Os ativos incluem dinheiro, investimentos, propriedades, equipamentos, contas a receber e patentes, entre outros.
Passivo, em termos financeiros, refere-se a todas as obrigações financeiras e dívidas que um indivíduo ou empresa possui. Isso inclui empréstimos, contas a pagar, impostos a serem pagos, e outras obrigações financeiras. O passivo representa todas as fontes de financiamento de uma entidade, ou seja, o dinheiro que foi emprestado ou que é devido a terceiros.
Bom já sabemos a definição entre ativo e passivo, essas duas classificações geram três situações a saber através de um princípio matemático que vamos nomeá-las como situação 1, 2 e 3.
Exemplo matemático
De forma analítica, a baixo relacionamos três situações ao correlacionar ativo (A) e passivo (P) de uma pessoa.
1º Situação, quando A é maior que P, (A > P).
2º Situação, quando A é igual a P, (A = P).
3º Situação, quando A é menor que P, (A < P).
A situação 1 representa uma situação financeira positiva, onde a pessoa possui recursos financeiros disponíveis. Ao contrário da situação 2 e 3, onde não há recursos financeiros disponíveis. Nesse caso a compra de um imóvel seria aceitável. Assim um financiamento a logo prazo seria possível, desde que não implicasse na redução dos recursos financeiros drasticamente, ou seja, na diminuição tendendo a zero, chegando na situação 2 ou na situação 3.
Entretanto a questão entre alugar ou comprar incluir uma estratégia, para que o equilíbrio financeiro possa existir.
Capacidade de compra
Você tem o capital necessário para comprar um imóvel, incluindo entrada, taxas e documentação?
Emprego Estável: Sua situação de trabalho é estável o suficiente para assumirmos um compromisso financeiro de longo prazo?
O financiamento deve estar de acordo com sua capacidade financeira
Sim, o financiamento deve estar de acordo com a situação financeira de quem pretende financiar, logo cada caso é um caso. Não tome uma decisão precipitadamente.
Analise o cenário econômico antes do financiamento
Analisar o cenário econômico a fim de realizar um financiamento é um cuidado em examinar a taxa de juros a ser praticada quando assinar o contrato. O ideal é conseguir uma taxa de juros menor possível. Esta é uma forma de diminuir o encarecimento na transação.
Tendências do Mercado
Como o mercado imobiliário está se comportando na sua região? Os preços estão subindo ou caindo? Isso pode influenciar sua decisão.
As amortizações em um financiamento de Longo prazo
Com certeza você já ouviu falar em amortizações de um financiamento de longo prazo, principalmente quando se trata de um financiamento imobiliário. Pois bem, isso existe. As amortizações é uma alternativa para antecipar o pagamento de prestações futuras, e ao se fazer isso, você diminui o saldo devedor, diminuindo os juros incidente no mês de vencimento (período de competência) daquela prestação. Assim é possível diminuir os custos de um financiamento.
As amortizações distorcem a comparação entre comprar ou alugar um imóvel
Isso mesmo, ao realizar um financiamento de compra de um imóvel, as amortizações efetuadas, tendem a baratear o financiamento, justamente pelo fato de diminuir o saldo devedor em relação a incidência da taxa de juros.
Conclusão
A decisão entre comprar ou alugar depende muito das suas circunstâncias pessoais e financeiras. Uma boa prática é fazer um planejamento financeiro detalhado, levando em conta esses fatores como um todo. Além disso, consultar profissionais, como corretores de imóveis ou consultores financeiros, pode proporcionar uma visão mais clara e auxiliar na tomada de decisão.
Lembre-se de avaliar cuidadosamente seus objetivos e necessidades antes de decidir. Um especialista poderá orientá-lo na melhor decisão para sua situação específica.