A organização financeira, mais do que um cuidado é uma maneira de manter a sua tranquilidade e equilíbrio. Saber como evitar erros no controle financeiro familiar deve ser algo para ter muita atenção.
Isso pode contribuir para sua auto realização, seja em conquistar a tão sonhada casa, carro novo, a faculdade das crianças, suprir as necessidades básicas, entre outras. Então vamos lá para as precauções.
Uma das situações que ocorre em geral, é o abuso do cartão de crédito. Fazer compras a prazo, sem ter em mente que estará comprometendo o salário sem ainda ter recebido, é um erro preocupante.
Não faça compras desnecessárias, estabeleça um limite para as compras no mês. Uma maneira fácil de identificar o que é prioridade, é qualificar os gastos, relacione primeiro as despesas que são recorrentes (despesas fixas), um exemplo disso é a conta de água, conta de energia e internet.
Segundo pesquisa realizada pelo (CNC) Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo, e apontado pelo Infomoney, diz que 76,6% das famílias brasileiras possuíam dividas a vencer, parte relativa a 76,9%, em outubro de 2023. Pesquisa realizada pelo (Peic) Endividamento e Inadimplência do Consumidor.
Faça um balanço do mês
Verifique se não está gastando mais do que recebe. Controlar as despesas e as receitas é importante para a saúde financeira, e estabelecer um saldo final, assim poderá saber se o saldo será positivo ou negativo. Se for negativo você estará comprometendo as receitas que advir para o próximo mês.
Faça um acompanhamento das despesas
Um controle de gastos em planilha sempre ajuda. Talvez você não tenha o habito de fazer uma planilha, mas existe planilhas prontas. Esse tipo de atividade não é uma perda de tempo, mas uma forma de criar um padrão de pensamento e consciência de sua situação financeira. É uma forma de reeducar seu comportamento, logo não precisará tanto da planilha pois isso está inserido na sua nova forma de pensar.
Consumo desfreado
Analise seus hábitos na hora de comprar. Se há um consumo desnecessário, pergunte a si mesmo se realmente faz sentido fazer a compra naquele momento. Classifique a compra se não está sendo válido, ou se é um mero impulso emocional. Com isso poderá identificar alguns fatores contributiva para a causa.
Compra à vista
Depois disto você pode pensar em realizar as compras necessárias, veja se há a possibilidade de fazer compras a vista. Assim não haverá de posterga para o próximo mês comprando com o cartão de credito, e poderá ter descontos.
Faça uma projeção para o futuro
Estabelecer metas financeiras é uma forma de dar sentido em todo o esforço já feito, em controlar suas finanças, de se precaver em relação aos gastos desnecessários.
Lembre-se que ao fazer isso, você estará dando um passo para concretizar algo no futuro, mas tendo a chance de ter oportunidades boas de negócios ou de investimentos.
Ao fazer reservas de emergências, você não estará só poupando, mas criando possibilidades de se auto remunerar e também de ter a sensação de segurança financeira.
Espero que este artigo tenha ajudado ao leitor. A educação financeira também é uma filosofia. E compreender as formas de tratar o dinheiro é de fato encontrar soluções não só de capital ou de recursos escassos, mas também para problemas humanitários.