Os Recibos de Empresas negociadas no exterior, ou simplesmente BDRs, Brazilian Depositary Receipts (Recibos Depositários Brasileiros), em outras palavras é um certificado de depósito emitido e negociado no brasil que representa ações de empresas listadas em bolsas. Na prática, as ações dessas empresas são compradas e depositadas por um custodiante no exterior. Esse custodiante, então, emite recibos atrelados às ações para serem negociados na Bolsa de Valores do Brasil, a B3. Isso permite que investidores brasileiros invistam indiretamente em empresas de outras Bolsas pelo mundo, com destaque para a Bolsa dos Estados Unidos.
“Mas há uma questão que gera confusão nos investidores: as diversas categorias que existem”
Nesse sentido, existem os BDRs Patrocinados e não Patrocinados, ou seja, consiste no modo como esses certificados são negociados no Brasil.
Os BDRs Patrocinados e não Patrocinados
Não Patrocinados: são quando as ações compradas no exterior ao qual foi negociada aqui no Brasil, gera uma contrapartida que são os BDRs. Mas quando esse processo acontece de Forma autônoma por essas instituições, temos as BDRs não patrocinados.
Patrocinados: são quando a própria empresa internacional é quem realiza o tramite.
Isso permite que investidores brasileiros invistam indiretamente em empresas de outras Bolsas pelo mundo, com destaque para a Bolsa dos Estados Unidos.
Mas isso não quer dizer que você estará negociando diretamente e comprando ações do exterior. Isso deve ficar claro que não acontece, pois, os BDRs, apenas representam e acompanham a variação das empresas estrangeiras, isto quer dizer também que você não se tornará sócio de uma empresa, como quem compra uma ação. Porém as ações de fato existem, e precisam estar depositadas em uma custodiante, isto é uma financeira, assim as ações ficam depositadas e bloqueadas, como quem faz a guarda das ações.
Existem para as BDRs Patrocinados as divisões em Níveis I, II e III
Nível I = é quando a negociação ocorre no mercado de Balcão onde é menos organizado e menos burocrático.
Nível II e Nível III, são negociados na Bolsa, e em resumo há poucas diferenças em relação ao trato das informações contábeis das empresas.
Em relação ao mercado desses certificados, é possível qualquer investidor comprar ambos os tipos de BDRs, os patrocinados e não patrocinados. Porém os não patrocinados são os mais negociados.
Tickers dos BDRs Patrocinados
Os BDRs Patrocinados são identificados pelos seguintes códigos de negociação:
Nivel I – (4 letras maiúsculas que representam a empresa + YY no final)
Nível II – (4 letras maiúsculas que representam a empresa + 32 no final)
Nível III – (4 letras maiúsculas que representam a empresa + 33 no final)
Como posso investir em BDRs?
Bom nessa altura, você já tenha adquirido alguma familiarização com o assunto, agora vamos mostrar como é possível investir em BDRs. Como são ativos negociados na B3, você consegue comprar e vendê-los da mesma forma que faria com uma ação brasileira.
Primeiro: Abra uma conta em uma corretora de valores mobiliários. Tenha a preferencia por isenção de taxas de corretagem ou manutenção de conta. existem algumas corretoras, entre elas a Clear, Rico. Você pode fazer uma pesquisa e selecionar aquela que for de sua preferencia.
Segundo: Realize a transferência de recursos para sua conta na corretora.
Terceiro: Procure pelo BDRs que deseja investir. O ticker é o código-símbolo de cada ativo negociado na B3. No caso de BDRs, como foi mencionado anteriormente, temos o BDR da Google, por exemplo. É negociado pelo ticker GOGL34. Depois de achar o BDR do seu interesse, basta confirma a valor a ser investido e confirmar a operação.
Vale lembrar que quem investe em BDRs, não se torna sócio da empresa como acontece com as ações normais. No entanto, você pode lucrar com a valorização das ações no exterior, e também ter direito aos dividendos, na sua conta da corretora de valores.
Como os BDRs, são certificados atrelados à ações internacionais, esses papeis estão da mesma forma lastreados ao dólar
Os cenários de alta do Dólar são positivos para quem investe em BDRs. Assim é possível ter um ganho significativo tanto com a valorização das ações no exterior, quanto com a disparada da moeda americana.
Vantagens de investir em BDRs
Podemos citar quatro vantagens em investir em BDRs
A diversificação pode criar mais remuneração. O investidor ao optar por empresas internacionais, amplia as possibilidades da sua carteira, ao mesmo tempo em que cria uma segurança contra os cenários adversos da economia brasileira.
O fato de não ter que abrir uma conta em outra corretora oferece praticidade, já que também não precisará declarar impostos no exterior. O investidor fica livre da burocracia e da complexidade.
Como dito anteriormente o investimento em BDRs, proporciona lastro em dólar. Isso pode dar chance ao investidor em obter rendimentos com a disparada do cambio em momentos de turbulência na economia brasileira. Esse efeito faz com que investidores internacionais retiram seu dinheiro do país.
O investimento em BDRs dá a oportunidade de acessar às maiores empresas do mundo. Isto é em empresas muito importantes que existem no mundo como Facebook, Google e Apple.